Fisiatria é uma área da Medicina que se ocupa com a reabilitação e a cura de diversas doenças incapacitantes, desde dores crônicas até derrames, através de tratamentos que focam na melhora do quadro a curto prazo, tratando da dor ou daincapacitação física, e a longo prazo, evitando que o problema se agrave novamente.

Além disso, a Fisiatria tem como objetivo a reintegração da saúde a partir das diversas áreas que compõem a essência humana, utilizando-se inclusive de tratamentos pautados na espiritualidade, para promover o bem-estar em sua completude.

Assim, a fisiatria se preocupa com o desenvolvimento e reabilitação corporal não apenas do ponto de vista físico, mas também do psicológico e espiritual dos pacientes, visto que tudo isso tem peso no bom funcionamento do corpo e da vida pessoal e profissional do paciente, e que é preciso estar em harmonia com todos esses aspectos para que se atinja a qualidade de vida.

Quais tratamentos o Médico Fisiatra pode indicar? O profissional da área fisiátrica trabalha de forma ativa, atendendo o paciente diretamente, ou em conjunto com uma equipe multidisciplinar (em que há profissionais de outras áreas), com o objetivo de diagnosticar de forma menos invasiva o possível o problema de saúde apresentado, e também no acompanhamento de quadros pós-operatórios ou de terapia intensiva, em caso de doenças crônicas.

Entre os tratamentos inovadores que podem ser aplicados por um fisiatra estão:
Terapia por Ondas de Choque: nesse tratamento, um aparelho aplica ondas de som sobre região dos músculos ou ossos afetados por uma inflamação ou lesão, a fim de reduzir seus efeitos e repará-los, agindo rapidamente no alívio da dor (em horas ou dias). PST (Pulsed Signal Therapy): essetratamento inovadorenão-invasivo age através de um equipamento que envolve parcialmente o corpo do paciente e que gera impulsos eletromagnéticos que são enviados ao foco da inflamação, restaurando rapidamente o funcionamento das áreas afetadas.

Agulhamento a Seco: nesta modalidade de acupuntura, são aplicadas agulhas em nódulos musculares causados por tensões geralmente causadas pelo estresse diário, relaxando esses pontos que podem causar intensas dores erigidez muscular, que irradiam pelo corpo do paciente de modo a causar grande incapacitação ao mesmo. Com o agulhamento a seco, o alívio da dor pode ser imediato.

Entre os tratamentos complementares que podem ser indicados por um profissional da Fisiatria estão:
Musculação Terapêutica: ao contrário da musculação comum, esta modalidade de musculação preocupa-se no desenvolvimento e fortalecimento funcional dos músculos, em vez da hipertrofia (crescimento) dos mesmos. Essa terapia tem como objetivo tratar dores provenientes de exercícios físicos ou atividades comuns do dia-a-dia, permitindo que o paciente volte a praticá-los de forma correta.

Pilates Terapêutico: nessa modalidade do Pilates, aplica-se areabilitação fisioterapêutica através dos exercícios característicos desse método, a fim de reduzir as dores lesões musculares e promover o condicionamento físico adequado à recuperação do paciente.

RPG (Reposicionamento Postural Global): essa técnica da Fisioterapia tem por objetivo a promoção do equilíbrio dos músculos responsáveis pela postura, através do alongamento de cadeiras musculares que reorganiza os segmentos do corpo, trazendo a melhora da postura e consequente redução de dores nas costas causadas por posturas inadequadas, servindo ainda para reduzir dores em demais partes do corpo causadas indiretamente pelo mesmo problema.

Eutonia: funcionando como tratamento alternativo para dor causada por diversos tipos doenças não só físicas, mas também de ordem psicossomática, em que se preconiza a interação da pessoa consigo mesma, através da realização de movimentos curtos de alongamento e toque em si mesmo, coordenados por um profissional da Fisioterapia. Perfeito para a redução do estresse e da tensão muscular, entre outros problemas.

Há outros tratamentos inovadores dos quais a Fisiatria lança mão como REAC Terapia, Feldenkrais, Nutrição e Psicoterapia. Em sua avaliação, o médico deverá escolher o que mais se adequa a cada caso.