Clinica Plenus Belém

Possíveis causas e tratamentos com o Médico Fisiatra

As dores nos ombros são sintomas bastante recorrentes e comuns à diversas doenças relacionadas ao sistema nervoso, aos ossos e articulações e aos músculos do pescoço, das costas e dos braços.

Podendo variar entre leve e moderado, o impacto que as dores nessa região podem causar na vida de alguém pode ser bastante negativo e incapacitante, uma vez que usamos os braços para realizar funções diárias – além de poder ser um indicativo de problemas sérios de saúde.

Para saber qual é o melhor tratamento para suas dores nos ombros, é necessário procurar ajuda médica, que fará o diagnóstico correto do problema, bem como indicará a melhor forma de tratá-lo.

A seguir, você vai conhecer as principais causas de dores nos ombros e poderá saber mais sobre elas ao clicar sobre seu nome, além de ter acesso aos possíveis tratamentos inovadores e não-invasivos através da Fisiatria

Principais causas

A maioria das dores nos ombros são originadas a partir do comprometimento, como traumas ou inflamações  das costas e braços, já que se encontram entre essas duas regiões. Por isso, os músculos e articulações dos ombros são altamente suscetíveis a serem afetados pela ação de inflamação de nervos que se irradiam por essa área.

Nesse sentido, é importante lembrar que picos de ansiedade e de estresse estão entre os maiores causadores de dores nos ombros, seguidos de contusões ou tensão muscular.

Outras causas comuns de dores nos ombros são a artrite, o desgaste acentuado dos tecidos conjuntivos que revestem as articulações entre os ossos, e a bursite, a inflamação das bolsas que se inserem entre os músculos e ossos das articulações para diminuir o impacto entre eles e promover sua melhor movimentação. Ainda podemos destacar entre as causas que agem diretamente sobre as articulações a tendinite, que é a inflamação dos tendões.

Essas três condições acima podem se ocasionar da movimentação incorreta ou repetitiva dos músculos dos braços, como é tão comum durante o dia-a-dia em escritórios ao usar o mouse e teclado de computadores, ou até mesmo malhando na academia.