Como a Nutrição pode ser uma aliada dos tratamentos para a dor, reabilitação física e envelhecimento saudável

Nutrição, em largo sentido, é o processo através do qual nosso organismo retira nutrientes presentes nos alimentos para a renovação da energia utilizada nas funções celulares, permitindo que o organismo permaneça em funcionamento e renovação.

Num sentido médio, a Nutrição é uma área que se preocupa com a qualidade dos alimentos que são empregados em uma dieta (aqui entendido como hábito de alimentação). A alimentação balanceada, diversificada e rica em nutrientes é uma das principais medidas que garantem a vida saudável, bem como a prevenção e a recuperação de diversas doenças, inclusive as causadoras de dor crônica.

Indicações

Como tratamento complementar, o médico fisiatra poderá indicar a Nutrição para pacientes em recuperação de diversas doenças.

A alimentação adequada traz diversos benefícios. A carne vermelha, mais do que as outras, é uma grande promotora do aumento da acidez do corpo, que é um ator agravante para inflamações, tais quais a bursite e a tendinite. Nesse sentido, a redução do consumo de carne em substituição por alimentos mais alcalinos e que agem sobre a redução da acidez, como frutas e legumes, configura um grande aliado à recuperação.

Além disso, doenças como a osteoporose também podem ter seus efeitos reduzidos através das indicações de um médico nutricionista. O consumo de alimentos ricos em cálcio, como o leite e o feijão, faz com que o corpo tenha um reforço para seu reposicionamento e fortalecimento do esqueleto fragilizado.

E até mesmo doenças como a obesidade e a depressão podem ser revertidas ou atenuadas através do acompanhamento nutricional, aliado à atividade física.

Mas é necessário entender que cada corpo é único e precisa ser avaliado por um profissional para que se atendam às necessidades próprias de cada indivíduo. Por isso, é muito perigoso e até mesmo ineficaz seguir dietas baseando-se em receitas da internet ou que pessoas próximas a você seguem.