A artrose não é uma doença, mas o processo natural de desgaste do tecido conjuntivo cartilaginoso que reveste as articulações e se insere entre os ossos, para que estes não entrem em atrito dire.

Quando a artrose assume um caráter corrosivo da cartilagem, passa a configurar uma série de doenças, chamadas comumente de artrite. A artrite, além de acometer as articulações de braços e pernas, pode também se manifestar na cartilagem que reveste a coluna. Sem a proteção da cartilagem, além dos ossos, nervos e outros tecidos podem ser expostos ao contato direto entre si, causando  dor incapacitante, o que impede ou dificulta realização de atividades do cotidiano.

Além de causar dores, a artrite pode se manifestar através do enrijecimento das articulações e da formação de calcificações (principalmente nos dedos) que deformam as articulações na área ao redor do problema. Quando ocorre na coluna, a artrite pode também causar formigamento ou dormência nos membros coordenados pelos nervos que se irradiam a partir da área afetada.

Causas de aceleração da artrose

A artrose se torna um problema quando é agravada por fatores que promovem sua aceleração. Entre os mais comuns, está a idade, visto que, com o avançar do tempo, cada vez mais desgastamos nosso tecido conjuntivo. Além disso, esforços repetitivos, como no trabalho e na prática de esportes pode acelerar o processo de desgaste das articulações dos membros superiores.

Outro fator muito recorrente para o desenvolvimento de artrite nos membros inferiores é a obesidade. Com o esforço de suportar mais peso, as articulações das pernas e da coluna sofrem desgaste mais acelerado e causam fortes dores.

Além da dor e da rigidez nas articulações, outros sintomas apresentados que devem chamar a atenção ao risco de ter artrite são inchaço, temperatura elevada e rangido das áreas afetas. Caso perceba esses sinais, um médico deve ser consultado o quanto antes para que se garanta que a doença seja tratada antes que se agrave.