A Osteopatia é uma abordagem clínica manipulativa, cujo objetivo é restaurar o bem-estar geral dos pacientes. O método representa uma filosofia particular de tratamento que busca equilibrar o corpo como um todo, e não somente uma parte específica.

O fisioterapeuta Dr. Arlindo Elias Neto, graduado em Fisioterapia com especialização em Osteopatia Musculoesquelética pela UNIGRANRIO – RJ, mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e atualmente doutorando em biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), conduzindo projetos na área da bioengenharia, biomecânica clínica e robótica de reabilitação, nos esclarece que o profissional osteopata é treinado para avaliar e identificar a interrelação entre ossos, articulações, nervos, músculos e órgãos, e seu papel no surgimento de sintomas.

O osteopata reconhece que cada indivíduo expressa sua condição de saúde e doença de maneiras distintas e busca identificar as alterações físicas da estrutura corporal que podem estar contribuindo para o aparecimento e perpetuação das condições clínicas.
Dr. Arlindo Elias explicita as vantagens do recurso, que é não invasivo e livre de medicamentos. “O tratamento osteopático é manipulativo e de baixo risco. Pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, podem se beneficiar da Osteopatia”, reforçou.

As principais condições clínicas que a Osteopatia pode contribuir para o tratamento são:

Enxaqueca
Dor nas costas
Dor ciática
Dores no quadril
Lesões relacionadas ao esporte ou ao trabalho
Dor de Cabeça
Dor no pescoço
Problemas funcionais respiratórios
Constipação intestinal
Problemas funcionais digestivos
Cólicas