Como a Musculação Terapêutica pode ser uma aliada dos Tratamentos para a Dor, Reabilitação Física e Envelhecimento Saudável?

Na área do treinamento resistido para diversos fins, inclusive Reabilitação Neuromuscular, temos o uso de pesos, elásticos, máquinas com biomecânica especializada, água peso corporal e outros. Nesta, destaca-se a Musculação Terapêutica, que tem como objetivo central a melhora da funcionalidade do sistema orgânico do indivíduo, mediante o fortalecimento corporal-estrutural dos músculos, ossos, tendões e na reabilitação de lesões, inflamações, doenças incapacitantes e até mesmo exercícios feitos de forma recreativa.

Trabalhando com a movimentação correta de grupos musculares gerais e específicos para que se tornem mais fortes, flexíveis e capacitados, para determinas funções. Em outras palavras, visando a melhora dos níveis da força neuromuscular, resistência, flexibilidade e outros.

É ótimo tratamento complementar para diversas doenças que causam dor crônica, a notar a osteoporose, Parkinson, Neuropatias, a tendinite, a bursite, a lombalgia e até mesmo outras lesões.

Indicações

A Musculação Terapêutica pode ser indicada por um Médico Fisiatra como tratamento complementar para diversas doenças ou problemas de saúde relacionados a dores musculares e ósseas.

Além disso, é um tratamento ideal para pessoas de diferentes idades, uma vez que não exige grande condicionamento físico para ser realizado, sendo inclusive indicado para os idosos, essa modalidade de treinamento de Fortalecimento e Reabilitação Neuromuscular.

É importante prestar atenção aos limites do seu corpo, no entanto, apesar de ser orientado por um fisioterapeuta ou profissional de Educação Física durante a execução do tratamento, caso você sinta algum desconforto ou dor muscular, avise-o para que não extrapole sua capacidade física. O conceito desse tipo de abordagem é que o exercício faça parte da rotina, levando o paciente à níveis ideais como força, resistência, flexibilidade, inclusive para o envelhecimento saudável.