A bursite é uma doença que consiste na inflamação das bursas, pequenas bolsas de líquido que se localizam entre tendões e a pele das articulações e que desempenham a função de auxiliar na movimentação dos membros, diminuindo o atrito e absorvendo os impactos decorrentes da movimentação do corpo nas atividades diárias.

Tal como a tendinite, apresentando sintomas bem parecidos, a bursite é caracterizada por dor, inchaço e vermelhidão nas articulações atingidas, bem como pela impossibilidade de realizar a correta movimentação da região. Embora ocorra principalmente nas articulações dos membros superiores, como nos ombros, cotovelos e pulsos, a bursite também pode se desenvolver nos membros inferiores, como nos joelhos.

Causas da bursite

A lesão e inflamação nas bursas pode se dar, assim como nos casos de tendinite, através da movimentação repetitiva das articulações em atividades recorrentes, como no trabalho com o computador, em que é necessário passar longos períodos utilizando teclado e mouse, bem como na realização de atividades esportivas. Embora seja mais difícil, a bursite também pode ser causada por traumatismos.

Os maiores fatores que podem agravar os riscos do desenvolvimento da bursite são, entre outros, a idade e a presença de outras doenças relacionadas às articulações, como a tendinite, a artrite reumatoide e a gota. Portanto, é necessário, caso você se enquadre nesses perfis, atentar-se a dores sentidas nas articulações.