A Fisiatria é uma área da Medicina que se ocupa da cura e da reabilitação de diversas doenças incapacitantes, desde dores crônicas até derrames, através de tratamentos que focam na melhora do quadro a curto prazo, tratando da dor ou da incapacitação física, e a longo prazo, evitando que o problema se agrave novamente.

Além disso, a Fisiatria tem como objetivo a reintegração da saúde a partir das diversas áreas que compõem a essência humana, utilizando-se inclusive de tratamentos pautados na espiritualidade, para promover o bem-estar em sua completude.

Assim, a fisiatria se preocupa com o desenvolvimento e reabilitação corporal não apenas do ponto de vista físico, mas também do psicológico e espiritual dos pacientes, visto que tudo isso tem peso no bom funcionamento do corpo e da vida pessoal e profissional do paciente, e que é preciso estar em harmonia com todos esses aspectos para que se atinja a qualidade de vida.

Quais tratamentos o Médico Fisiatra pode indicar ?

O profissional da área fisiátrica trabalha de forma ativa, atendendo o paciente diretamente, ou em conjunto com uma equipe multidisciplinar (em que há profissionais de outras áreas), com o objetivo de diagnosticar de forma menos invasiva o possível o problema de saúde apresentado, e também no acompanhamento de quadros pós-operatórios ou de terapia intensiva, em caso de doenças crônicas.

Entre os tratamentos inovadores que podem ser aplicados por um fisiatra estão:

Terapia por Ondas de Choque: nesse tratamento, um aparelho aplica ondas de som sobre região dos músculos ou ossos afetados por uma inflamação ou lesão, a fim de reduzir seus efeitos e repará-los, agindo rapidamente no alívio da dor (em horas ou dias).

PST (Pulsed Signal Therapy): esse tratamento inovador e não-invasivo age através de um equipamento que envolve parcialmente o corpo do paciente e que gera impulsos eletromagnéticos que são enviados ao foco da inflamação, restaurando rapidamente o funcionamento das áreas afetadas.

Agulhamento a Seco: nesta modalidade de acupuntura, são aplicadas agulhas em nódulos musculares causados por tensões geralmente causadas pelo estresse diário, relaxando esses pontos que podem causar intensas dores e rigidez muscular, que irradiam pelo corpo do paciente de modo a causar grande incapacitação ao mesmo. Com o agulhamento a seco, o alívio da dor pode ser imediato.

Entre os tratamentos complementares que podem ser indicados por um profissional da Fisiatria estão:

Musculação Terapêutica: ao contrário da musculação comum, esta modalidade de musculação preocupa-se no desenvolvimento e fortalecimento funcional dos músculos, em vez da hipertrofia (crescimento) dos mesmos. Essa terapia tem como objetivo tratar dores provenientes de exercícios físicos ou atividades comuns do dia-a-dia, permitindo que o paciente volte a praticá-los de forma correta.

Pilates Terapêutico: nessa modalidade do Pilates, aplica-se a reabilitação fisioterapêutica através dos exercícios característicos desse método, a fim de reduzir as dores e lesões musculares e promover o condicionamento físico adequado à recuperação do paciente.

RPG (Reposicionamento Postural Global): essa técnica da Fisioterapia tem por objetivo a promoção do equilíbrio dos músculos responsáveis pela postura, através do alongamento de cadeiras musculares que reorganiza os segmentos do corpo, trazendo a melhora da postura e consequente redução de dores nas costas causadas por posturas inadequadas, servindo ainda para reduzir dores em demais partes do corpo causadas indiretamente pelo mesmo problema.

Eutonia: funcionando como tratamento alternativo para dor causada por diversos tipos doenças não só físicas, mas também de ordem psicossomática, em que se preconiza a interação da pessoa consigo mesma, através da realização de movimentos curtos de alongamento e toque em si mesmo, coordenados por um profissional da Fisioterapia. Perfeito para a redução do estresse e da tensão muscular, entre outros problemas.

Há outros tratamentos inovadores dos quais a Fisiatria lança mão como REAC TerapiaFeldenkraisNutrição Psicoterapia. Em sua avaliação, o médico deverá escolher o que mais se adéqua a cada caso.