A fibromialgia é uma síndrome, um conjunto de sintomas comuns, e não uma doença, que se manifesta em forma da dor permanente em articulações, tendões e músculos. Além da dor, a fibromialgia pode causar fadiga muscular e acarretar problemas de ordem psicossomática, como depressão e ansiedade.

Apesar de não estar relacionada a fatores hormonais, entre 10 pessoas que apresentam os sintomas da fibromialgia, 7 a 9 são mulheres, entre 30 a 60 anos. Por ser uma síndrome que causa dor por um longo período de tempo e possui resistência a diversos medicamentos comuns para a dor, a fibromialgia tem um caráter altamente incapacitante, podendo minar a qualidade de vida e o bem-estar de quem acomete.

As dores da fibromialgia tendem a ocorrer dos dois lados do corpo, irradiando-se principalmente a partir de coluna vertebral aos membros (braços e pernas), podendo culminar também em fortes dores de cabeça, no tronco e na pélvis.

Causas da fibromialgia

Embora não se saibam as causas exatas dessa síndrome, a fibromialgia indica, através de estudos, estar ligada a alguns fatores de risco.

Entre eles, estão fatores genéticos, portanto, é importante observar se em sua família há casos pregressos de fibromialgia. Além disso, a contração de vírus ou outras doenças autoimunes, como o lúpus e o reumatismo, podem estar ligadas ao aparecimento da fibromialgia.

Traumas físicos, como quedas ou acidentes, e emocionais, como depressãoansiedadesíndrome do pânico entre outros, também configuram fatores agravantes para o surgimento de fibromialgia.