- 91 98810-6082 ou 91 3222-3896
- [email protected]
A hérnia de disco é uma doença degenerativa caracterizada pelo estreitamento entre as vértebras por conta do desgaste ou perda de água dos discos que as separam.
Os discos vertebrais são estruturas cartilaginosas que realizam a função de absorver o impacto das vértebras e permitir a flexão da coluna. Caso esses discos sejam afetados, podem causar impactos diretos nos nervos que se irradiam a partir da coluna vertebral, provocando intensa dor incapacitante.
A hérnia de disco pode ser causada, além de por fatores genéticos, pela ação da idade ou por traumatismos na coluna vertebral, além de ser agravada por hábitos de postura e práticas esportivas inadequadas.
Quando os discos, geralmente os da coluna cervical (região pescoço) ou lombar (região da cintura), sofrem o desgaste, é possível que os nervos que irradiam da coluna passem a sofrer o impacto direto das atividades diárias e, portanto, comecem a doer cronicamente.
Além de a dor poder surgir diretamente sobre a área do disco afetado, ela pode apenas se manifestar nos braços ou pernas, visto que os nervos desses membros irradiam-se a partir da coluna.
Apesar dos casos graves de hérnia de disco apresentarem dor incapacitante, a maioria dos casos pode não apresentar dor alguma ou ao menos dor leve, que pode desaparecer após algumas semanas ou meses sem qualquer tratamento.
Mas isso não significa que não se deva atentar ao perigo da doença. Principalmente por se tratar de um problema de saúde muitas vezes sem sintomas é que a hérnia de disco se torna mais incapacitante, uma vez que não tratada em suas fases iniciais pode causar casos tão agravados que só poderão ser resolvidos através de cirurgias.