- 91 98810-6082 ou 91 3222-3896
- [email protected]
Entende-se de modo geral o envelhecimento saudável como a possibilidade de se chegar à terceira idade. No entanto, não é apenas chegar lá que constitui a qualidade de vida e o bem-estar.
Para que se chegue à faixa dos 60 anos com saúde e boas condições de vida, é necessário que se pense e se prepare para esse momento desde a juventude. São os hábitos adotados durante as primeiras fases da vida que definirão a saúde na velhice.
Para tanto, é necessário que se desvincule a imagem de que o desenvolvimento de doenças crônicas é natural à medida que a idade avança. Claro, a diminuição das funções totais do organismo é comum, mas ainda assim é possível realizar as atividades físicas e mentais com eficiência.
O idoso pode continuar contribuindo para sua família e sua comunidade, não somente como força de trabalho, mas também nos aspectos afetivos e sociais. Por isso, é necessário que se preserve o cuidado com o corpo e com a mente ao avançar da idade.
Realizar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação saudável e balanceada, com a predominância de produtos naturais e riqueza de vegetais, bem como acompanhamento psicoterapêutico são os principais fatores que mantém o corpo ativo e preparado para tornar-se mais velho.
O acompanhamento e a presença da família e de amigos é outro ponto que pode contribuir grandemente com a qualidade do envelhecimento ativo, uma vez que um dos principais medos das pessoas é tornarem-se solitárias durante a terceira idade. Por isso, estar em um ambiente saudável e respeitoso, com pessoas que entendem a condição do idoso como natural, é essencial para sua saúde.
Além de manter bons hábitos de vida, o acompanhamento clínico pode compor um grande aliado para o envelhecimento saudável. Através da Fisiatria, diversos tratamentos podem ser indicados para a manutenção da saúde na terceira idade.
Entre as estratégias adotadas pelo médico fisiatra estão a Musculação Terapêutica, que ao contrário da musculação comum, preocupa-se com o desenvolvimento e fortalecimento funcional dos músculos, em vez da hipertrofia (crescimento) dos mesmos. Essa terapia tem como objetivo tratar dores provenientes de exercícios físicos ou atividades comuns do dia-a-dia.
No Pilates Terapêutico, aplica-se a reabilitação fisioterapêutica através dos exercícios característicos desse método, a fim de reduzir as dores e lesões musculares e promover o condicionamento físico adequado à recuperação do paciente.
Com o RPG (Reposicionamento Postural Global), uma técnica da Fisioterapia que tem por objetivo a promoção do equilíbrio dos músculos responsáveis pela postura através do alongamento de cadeiras musculares que reorganiza os segmentos do corpo, trazendo a melhora da postura e consequente redução de dores nas costas causadas por posturas inadequadas, servindo ainda para reduzir dores em demais partes do corpo causadas indiretamente pelo mesmo problema.